quarta-feira, 11 de abril de 2007

Pizza à moda de Chicago

Já cantou "A Voz":


"Chicago, Chicago... that's my hometown!"


Porque, se alguma vez eu me senti como se tivesse nascido no lugar errado, isso aconteceu quando eu pisei pela primeira vez em Chicago - lá sim é meu lugar... Ainda voltarei pra lá, muitas e muitas vezes. Mas esse não é um blog de turismo, e sim de gastronomia (mais ou menos...).


Em Chicago eu conheci a receita que deu origem à bizarrice que conhecemos por pizza da Pizza Hut. E a conheci no restaurante que a inventou: A UNO Chicago Grill.


É A pizza supreme, só que bem feita. Congelada igual (como tudo lá nos EUA), mas com um sabor muuuuuuuuuuuito melhor - tá certo que não é difícil, né?


Mas, sejamos francos: não é pizza nem de longe. É ótimo se considerada como uma torta, um quiche (por não ter a "tampa" de massa), mas muita pizzaria delivery de bairro faz uma pizza melhor e mais saborosa que essa.


Como na época que eu estive lá foi exatamente quando eu comecei a me interessar por cozinhar (era mais por necessidade - era intercambista - do que por gosto, é verdade), corri atrás de conseguir a receita, e, como eu era do Brasil, eles me deram a receita!!!!


Se preparem para passar mais uma ótima tarde na cozinha, pois deixar a massa levedar bem, e vááááárias vezes é fundamental para obter uma massa de textura bem macia.

INGREDIENTES

MASSA:

1 tablete de fermento fresco
1 xícara de leite morno
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de margarina
1 xícara de batatas cozidas espremidas
Farinha de trigo suficiente
1 colher de sopa de molho de tomate pronto para pizza

RECHEIO:
300 g de queijo mussarela
300 g de carne moída
100 g de salame tipo pepperoni fatiado
100 g de cogumelos frescos
1 cebola média
1 pimentão verde cortado em rodelas
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1 lata de molho de tomate pronto para pizza
Orégano a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO:

MASSA:
Eu misturo em uma bacia grande (na verdade média, mas comparativamente com o tamanho da minha cozinha...) o fermento e o sal. Misturo bem com um garfo até o fermento derreter por completo. Eu vi esse lance do fermento derreter com o sal pela 1ª vez faz uns 5 anos, e até hoje eu fico impressionado com o processo.
Aí eu adiciono os outros ingredientes e misturo. Com as mãos. Lavadas, e bem lavadas, logicamente...
Adiciono a farinha de trigo até a massa desgrudar da mão. Daí eu faço uma bola e deixo crescer, cobrindo a bacia com um pano levemente umedecido até dobrar de volume. Isso dá mais ou menos uma hora, uma hora e pouco.
Enquanto isso, eu unto com óleo (se oliva, soja, milho ou wathever vai de gosto. Eu uso o meu azeite temperado com um ramo de alecrim e um de tomilho. O que me lembra que preciso montar uma garrafa nova com tomilho, majericão, alho e uma pimentinha) uma forma redonda de borda alta. Se tiver tempo no fds, eu vou tentar essa receita de novo, mas agora com uma forma daquelas que dá pra tirar a borda da forma. Pra não riscar o fundo de teflon da minha forma redonda com a espátula, na hora de cortar.
Após a massa crescer, abro a massa com um rolo de macarrão (se bem que é mais demorado, mas eu prefira abrir na mão mesmo) até formar um disco com diâmetro suficiente para cobrir o fundo da forma e a altura das bordas, deixando o disco com uma espessura de aproximadamente 1 cm. Isso sim é massa grossa...
Deixo o forno pré aquecendo uns 10 minutos a 180º graus.
Daí eu coloco a massa na forma untada, cortando o excesso que passar do limite da borda da forma. Cubro com uma colher de molho de tomate - de lata, óbvio, pois ainda não cheguei ao requinte de fazer meu próprio molho... AINDA - espalhando bem.
Ponho a massa pra assar por aproximadamente 10 minutos, retiro do forno e reservo.

RECHEIO:
É nessa hora que minha esposa vem e fala: Pô! Você precisa usar mesmo esse monte de potinhos? HAHAHAHA. Ela é um doce mesmo, porque ela sabe que o resultado (nesse caso) compensa. Te amo, linda.

Com o auxílio de um processador (ou mixer com copo de processador), môo (é assim que escreve?) a mussarela e reservo.
Fatio metade da cebola (mais uma variação a ser testada - cebola roxa) em rodelas, e pico miudinho a outra metade, reservando as duas.


Esse próximo passo eu costumo pular, pois eu não gostei do resultado em Chicago... Fora que carne moída na pizza simplesmente não acontece... coisa de americano...
Temperar a carne moída com a cebola picada, metade do alho, o sal e a pimenta do reino e reservar.

Voltando ao que eu faço (a pizza da foto foi sem carne moída):
Lavo bem os cogumelos (dá pra usar champignons em conserva, mas o resultado não é o mesmo), fatio-os e refogo-os com o restante do alho, a cebola fatiada, o pimentão e o azeite, até as cebolas começarem a dourar. Retiro do fogo e reservo.


MONTAGEM:
Com a massa pré-assada, cubro o fundo da massa com bastante molho de tomate - eu adoro molho de tomate.
Coloco então aproximadamente 200 gramas da mussarela moída por cima do molho.
Sobre a mussarela, adiciono a carne moída, apertando-a, formando um tipo de hambúrguer. Depois, mais molho de tomate. (já mencionei que eu pulo essa parte?)
Adiciono o pepperoni fatiado e o refogado de cogumelos. Cubro então com o restante da mussarela, o pimentão, a cebola e mais um pouco de molho de tomate e tempero com orégano.
Levo ao forno a 180º graus por 20 minutos.

THAT'S ALL FOLKS!

Agora, só um comentário avulso: AMANHÃ TEM SHOW DO AEROSILVA!!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, lindo essa pizza ficou mesmo divina !!! Muito melhor que a Supreme...

Quanto aos potinhos, faltou vc mencionar que quem os lava sou eu!!! hehehehehe

Tb te amo muito e... ...é "nóis" no show do Aerosmith hoje !!! Uhuuuuu!!!

Beijos carinhosos...

Anônimo disse...

TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO
TE AMO MUITO

Entendeu ?

bjos doces...